Apenas Eu

Minha foto
Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Brazil
Errante viajeiro pelo universo das palavras. Palavras que, geralmente, desejam expressar mais que aquilo que realmente conseguem dizer. Palavras resultantes de uma ebulição de sentimentos humanos; os quais pululam agora mesmo dentro de mim. Já fui inocente, já fui culpado, hoje sou remido. Já fui coração, já fui razão, hoje sou sensato. Já apanhei, já bati, hoje prefiro não brigar. Já tive pena dos outros. Já tive pena de mim. Hoje prefiro mudar, ajudar, levantar. Já acreditei em papai-noel. Já acreditei em políticos. Hoje acredito em Deus, o que me permite sonhar ainda mais alto. Se pudesse sozinho mudar o mundo, O faria agora, começando pelo meu.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Una red bien tejida, cujos nudos no se vem. Donde muchos clamam por salir e muchos clamam por entrar...

Que instituição é essa que apesar de tudo e de todos subsiste até hoje? Que poder tem essa instituição sobre a sociedade e sobre seus membros?O casamento é sem dúvida alguma – se é que isso seja possível – uma das instituições mais polêmicas existentes até hoje. Alguns dizem que está desmoralizada, que perdeu seus valores naturais, que se desfigurou e, até mesmo, que perdeu sua importância na sociedade. Outros insistem em afirmar ser o casamento (entenda-se a formação de uma família) a solução pra vários males da sociedade. Outros afirmam estarmos passando por um momento histórico, onde está surgindo um novo paradigma de casamento e de família.
Casamento de pessoas do mesmo sexo, famílias compostas apenas por pais (masculino) e filhos, por mães e filhos, por duas mães e filhos, por dois pais e filhos, enfim... novos conceitos para definir algo que antes era definido como: marido e mulher, ou pai, mãe e filhos.
Alguns dizem que o casamento foi algo instituído por Deus, outros dizem ser uma mera convenção, ou invenção do homem para suprir suas necessidades do outro. Para o novo código civil, são consideradas famílias os grupos formados não só pelo casamento civil ou religioso, mas também pela união estável de homem e mulher ou por comunidade dirigida somente por um homem ou por uma mulher (mãe solteira, no caso). Para o Wikipédia família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições e estão sempre ligados por algum grau de parentesco.
Uma pesquisa da intenet perguntou qual é o papel da família na sociedade e resposta escolhida pelo site foi esta: “Papel da família na sociedade sempre foi e deveria ser o de educar, ensinar, dar exemplo, de amor, de fé...enfim... a família é a base do individuo, sem essa estrutura a pessoa terá que enfrentar ao longo de sua jornada, problemas psicológicos, emocionais...” Talvez esta seja a opinião da grande maioria dos indivíduos. A família e todo seu aparato educacional, sentimental e religioso seria, ou é uma das saídas mais viáveis para se promover a cura da sociedade doente. No entanto, na contramão do que se expressa no campo das idéias, o que se tem visto cada vez mais é uma sociedade amedrontada e receosa de se relacionar. Uma ambigüidade característica do nosso tempo. A vontade de fazer e o medo de agir. Acredito, particularmente, que família e sociedade estão intimamente ligadas. A sociedade é herdeira da família. É fruto dela. Toda sociedade descende da formação de uma família, seja ela antiga ou moderna, estruturada ou sem estrutura. A sociedade é reflexo da família. E se a sociedade está doente, então nossas famílias estão em coma.

3 comentários:

Babi Bordin disse...

Pra mim, família e casamento sao coisas totalmente distintas... o casamento foi uma instituicao criada pela igreja catolica, como forma de "manter" heranças das moças , nos tempos de antigamente... tanto que apenas os ricos se casavam, devido ao alto custo... o que se encontrava aos montem eram casais vivendo em concubinato... nao acho o casamento algo "falido", acho apenas que os conceitos foram revistos e refeitos... familia é quem esta do nosso lado, essa é a instituicao que devemos manter... casamento pode ou nao fazer parte disso...

Eis uma noiva falando (assim ate penso se devo mesmo casar!!! - kakakaka)

Beijos

Babi Bordin disse...

Ah... fonte no livro Historia das Mulheres no Brasil, de organização, se nao me engano... Mary del Priore...

Babi Bordin disse...

Tres comentarios numa mensagem so!!!

Tenho um blog sim...

http://babishiktin.zip.net

Apareça por la...

Bjos