Apenas Eu

Minha foto
Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Brazil
Errante viajeiro pelo universo das palavras. Palavras que, geralmente, desejam expressar mais que aquilo que realmente conseguem dizer. Palavras resultantes de uma ebulição de sentimentos humanos; os quais pululam agora mesmo dentro de mim. Já fui inocente, já fui culpado, hoje sou remido. Já fui coração, já fui razão, hoje sou sensato. Já apanhei, já bati, hoje prefiro não brigar. Já tive pena dos outros. Já tive pena de mim. Hoje prefiro mudar, ajudar, levantar. Já acreditei em papai-noel. Já acreditei em políticos. Hoje acredito em Deus, o que me permite sonhar ainda mais alto. Se pudesse sozinho mudar o mundo, O faria agora, começando pelo meu.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Deus morreu, mas ainda vive.

Recebi uma notícia que me deixou desesperado e perplexo: DEUS MORREU (confira:http://recantodasletras.uol.com.br/discursos/824332 .
Como que automaticamente me fiz a seguinte pergunta: - Mas como pode tal coisa ter acontecido? Subitamente apareceu-me um ser que arrebatou-me ao terceiro firmamento, ordenando-me que olhasse para baixo. Então pude ver uma fumaça negra e espessa que ascendia da terra até alcançar o céu. O odor era intolerável, e acompanhado de “áis”.Dirigi-me ao ser que me arrebatara e perguntei do que se tratava. Ele pediu que eu observasse um pouco mais. Então voltei meus olhos novamente para terra e pude ver uma grande espada que saia da “boca” da terra e tentava atingir o céu.
Após uma piscadela, fitei meus olhos na terra e vi algo como que uma grande festa, e então o ser celestial dirigiu-se a mim e disse:
- A fumaça que vês são as transgressões do Homem que sobem a Deus com cheiro de enxofre. Trata-se das guerras, dos homicídios, da inveja, da soberba, da indiferença, do engano, da injúria, dos vãos e falsos juramentos. A espada que vês são todas as ações do Homem que ferem a Deus na tentativa de assassiná-lo. Trata-se do egocentrismo, do antropocentrismo, do orgulho, do “eu posso”, “eu tenho”, “eu faço”; das falsas doutrinas, daqueles que falam em nome de Deus sem nunca tê-lo conhecido, daqueles que atribuem as obras de Deus ao acaso, e daqueles outros que atribuem a Deus suas próprias obras más, a saber: a fome, a morte, o desemprego, os desastres e catástrofes naturais.
A festa que vês é a maior festa que já ocorrera na terra em todos os tempos. Trata-se do velório de Deus, e o Homem está embebedando-se do seu sangue, como que cumprindo a palavra que diz: “faça isso em memória de mim”.

- Mas então é verdade? Deus morreu mesmo???

- Sim. Deus morreu no coração de todos estes que vês comemorando. No coração daqueles que não são capazes de olhar para cima, daqueles que produzem esta fumaça de enxofre e manejam esta espada. Trata-se do Homem mal, que pauta suas ações no lucro pessoal em detrimento do outro. Que manejam a espada da verdade para ferir o outro e alcançar vantagens. Que não respeitam a terra e voltam-se contra o céu. Que se acham criaturas tão evoluídas que se fizeram emancipados de seu Criador. Homens independentes, arrogantes, soberbos, descrentes, mentirosos, manipuladores.

- Meu Deus!

- Mas fique tranqüilo.

Disse-me o ser celestial, apontando-me na terra algo como que uma gigantesca bolha de sabão. E nela estavam homens e mulheres ajoelhados, e muitos entravam nesta bolha, e muitos saiam dela, mas muitos permaneciam. E eles também festejavam alguma coisa, e bebiam e comiam algo, e da bolha também saia uma fumaça, mas era alva e penetrava no céu. Então o ser celestial disse-me:

- A bolha que vês é a proteção daqueles que estão dentro dela. É feita de sabão para que tenham liberdade de entrar e sair quando quiserem, mas chegará o dia em que ela se tornará em aço, e ascenderá aos céus, não sendo mais possível entrar ou sair. Eles estão festejando a vida de Deus, e comem e bebem “em memória de mim”. A fumaça que vês são seus clamores, através do qual eles dizem: - ORA VEM!

- Ué! Mas Deus então está vivo?

- Sim. Estou vivo nos corações sinceros. No coração daqueles que praticam e amam a verdade. Dos humildes, dos que não tem do que se envergonhar e manejam bem a palavra da verdade. Daqueles que praticam o amor, a misericórdia, a compaixão. Do bom samaritano, do ex-leproso que voltou, das noivas que estão com as lamparinas acesas; daqueles que não se corrompem, não se vendem, não enganam, não trapaceiam.

Ao longo da História o Homem tem se voltado contra mim, utilizando-se da ciência, de filosofias, sofismas, teorias, teologias, ideologias, teses, idolatrias, heresias, empreendimentos, cruzadas, reformas, contra-reformas, revoluções, revoltas, guerras. Mataram-me, sepultaram-me, alegraram-se no meu cortejo. Orgulham-se em ter alcançado seu objetivo. Acreditam que o meu trono está vago, por isso dar-se-á início a uma nova guerra: A GUERRA DE SUCESSÃO. Mas em breve uma nova notícia há de atingir a terra.

-Outra?? Qual??

- A de que ainda vivo e estou assentado em meu alto e sublime trono. Não apenas querendo ser adorado, mas com minhas mãos estendidas e os meus ouvidos atentos.Agora, podes voltar e viver; e procura estar dentro da bolha.

Abri os olhos e estava em casa novamente. Só aí percebi que o ser celestial falava de Deus na primeira pessoa. Era Ele mesmo. O Próprio. E eu me perguntando se Ele havia morrido.

Nenhum comentário: