Apenas Eu

Minha foto
Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Brazil
Errante viajeiro pelo universo das palavras. Palavras que, geralmente, desejam expressar mais que aquilo que realmente conseguem dizer. Palavras resultantes de uma ebulição de sentimentos humanos; os quais pululam agora mesmo dentro de mim. Já fui inocente, já fui culpado, hoje sou remido. Já fui coração, já fui razão, hoje sou sensato. Já apanhei, já bati, hoje prefiro não brigar. Já tive pena dos outros. Já tive pena de mim. Hoje prefiro mudar, ajudar, levantar. Já acreditei em papai-noel. Já acreditei em políticos. Hoje acredito em Deus, o que me permite sonhar ainda mais alto. Se pudesse sozinho mudar o mundo, O faria agora, começando pelo meu.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

O ADVENTO DA MORTE

A ÚNICA CERTEZA DESTA VIDA AINDA NOS AMEDRONTA E ATEMORIZA. DESDE QUE NASCEMOS, O QUE FAZEMOS É MORRER. A CADA DIA VIVIDO, É MAIS UM PASSO EM DIREÇÃO A MORTE. NO ENTANTO, A DOR DA PERDA É INEVITAVELMENTE CONSUMIDORA. O ATO DA SEPARAÇÃO ABRUPTA - AINDA QUE ANUNCIADA E ESPERADA - NOS FAZ PEQUENOS E IMPOTENTES ANTE AOS SENTIMENTOS QUE ORA SE APRESENTAM E SE CONFUNDEM DENTRO DE NÓS. PASSAMOS ATÉ MESMO A NOS IMPUTAR A CULPA DE ALGO "IRREVERSÍVEL". PODERÍAMOS TER FEITO MAIS; TER AMADO MAIS; TER PROCURADO MAIS; TER CUIDADO MAIS; TER OUVIDO MAIS. PODERÍAMOS...DEVERÍAMOS...TARDE DEMAIS.
O APÓSTOLO PAULO EM SUA CARTA AOS TESSALONICENSES RECOMENDA: "NÃO SEJAIS IGNORANTES A CERCA DOS QUE JÁ DORMEM, PARA QUE NÃO VOS INTRISTEÇAIS, COMO OS DEMAIS, QUE NÃO TÊM ESPERANÇA" (ITESSALONICENSES 4.13). É CERTO QUE NINGUÉM ESTÁ PREPARADO PARA MORTE; SEJA A PRÓPRIA; SEJA A DE UM ENTE QUERIDO. LEMBRO-ME, NESTE INSTANTE, DA ESTÓRIA DE UMA VIÚVA DESESPERADA QUE, NA OCASIÃO DO SEPULTAMENTO DO CÔNJUGE GRITAVA SEU DESEJO DE IR COM O FALECIDO; QUANDO NESTE MOMENTO, A DESAMPARADA ESCORREGOU E CAIU DENTRO DA COVA, NO QUE LOGO TRATOU DE BRAVEJAR: - TIREM-ME DAQUI! TIREM-ME DAQUI!
A CADA UM QUE SE VAI, ENQUANTO NÓS AQUI FICAMOS, ENTENDO COMO UM DESPERTAMENTO. SOMOS TODOS IGUAIS E O DESTINO DO NOSSO CORPO, O QUAL MUITOS TÊM VERDADEIRA ADORAÇÃO E OBSSESSÃO, É O MESMO PARA TODOS. MUITOS CULTUAM SEU PRÓPRIO CORPO, ESQUECENDO-SE E ABNEGANDO OS VERDADEIROS PRAZERES DA VIDA. AS COISAS SIMPLES, PORÉM SINGELAS. QUE MUITAS VEZES DEIXAMOS PARA FAZER "AMANHÃ", E SÓ NOS LEMBRAMOS QUANDO NÃO HÁ MAIS A OPORTUNIDADE.
ACREDITAMOS QUE SOMOS UM CORPO COM UMA ALMA, QUANDO NA REALIDADE SOMOS UMA ALMA COM UM CORPO. CORPO CORRUPTÍVEL; PERECÍVEL; QUE PASSADOS ALGUNS DIAS APÓS O ÓBITO, TORNA-SE INSUPORTÁVEL ESTAR EM SUA PRESENÇA. TORNA-SE FÉTIDO, DILACERADO, DILATADO. ALÍ, ONDE ESTÁ A ARROGÂNCIA? PARA ONDE FOI A PREPOTÊNCIA E A ALTIVEZ? O ORGULHO? O "EU POSSO"?
"MORTO O HOMEM, É CONSUMIDO; SIM, RENDENDO O HOMEM O ESPÍRITO, ENTÃO ONDE ELE ESTÁ?" (JÓ 14.10).
DEVEMOS APROVEITAR O PRIVILÉGIO DA VIDA PARA VALORIZARMOS CADA SEGUNDO DELA. SEJA A NOSSA; SEJA A DE QUEM AMAMOS. DESFRUTAR DOS CARINHOS E DISTRIBUIR AFAGOS. VISITAR, OUVIR, COMPREENDER, PROCURAR, CUIDAR, AMAR, AJUDAR, LIGAR, ESCREVER...ENFIM, FAZER ENQUANTO SE PODE; POIS VINDO A MORTE, SEGUE-SE O JUÍZO.

Nenhum comentário: